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Planejamento para vendas de final de ano: o que é preciso

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01 de Janeiro, 2023

minutos de leitura

Para os e-commerces, as datas comerciais têm um peso enorme no faturamento e na lucratividade.No entanto, não basta apenas esperar pelas vendas de final de ano, é preciso preparar sua loja virtual para garantir o melhor desempenho.

Afinal, tratam-se de momentos de intenso tráfego nos e-commerces, em que os usuários compram mais — e, por isso, exigem mais da infraestrutura dos sites.

Qualquer mero deslize, como a simples demora de um segundo a mais para carregar uma página de produto, pode explodir sua taxa de rejeição e fazer com que o cliente desista da compra.

Então, como preparar seu e-commerce para as vendas de fim de ano? É o que explicamos neste breve guia, com algumas dicas indispensáveis. Confira!

Dicas para preparar seu e-commerce para as vendas de final de ano

Quando falamos em preparar sua loja virtual para as vendas de fim de ano, trata-se muito mais do que garantir o estoque necessário.

Aqui, queremos propor uma visão mais estrutural: o que é necessário para garantir uma excelente experiência para o seu cliente?

No fim de ano, especialmente em datas como a Black Friday, Cyber Monday e nas vendas de natal, é comum que os números aumentem: mais procuras, maior tráfego, mais solicitações que o backbone do site deve suportar.

Nesse sentido, é essencial garantir não somente que o front-end da operação esteja lapidado, mas o back-end também.

Nada de sofrer com downtime ou tempos de carregamento exacerbados. É hora de fortalecer seu site para lidar com a carga de visitantes e solicitações esperadas.

Você sabe como fazer isso? Separamos algumas dicas, confira!

1. Providencie um check-up ao seu site

Se você deseja maximizar suas vendas, seu site precisa ter o melhor desempenho.

Lembre-se: ao longo do fim de ano, a maior parte das pessoas têm tempo livre para navegar pelo seu site enquanto verificam as promoções e os banners.

Se o seu site não puder ser acessado facilmente, os números de vendas vão sofrer.

Mas o que deve ser verificado? Separamos os principais pontos, veja só:

  • 1.1 Mobile-friendly

    Hoje, o tráfego online é dominado por smartphones e outros dispositivos móveis. Em seu escritório, é comum que a gestão da loja virtual seja feita inteiramente em um desktop, mas saiba que ele precisa ser 100% adaptado para ser mobile-friendly.

    Pensar em dispositivos móveis significa projetar um site responsivo para dispositivos móveis, aplicativos ou ambos.

  • 1.2 Velocidade

    De acordo com a KissMetrics, 47% dos visitantes de um site esperam que as páginas carreguem em dois segundos.

    Além disso, 79% dos consumidores não voltarão a um site se não estiverem satisfeitos com sua experiência.

    Não apenas isso, daqueles que se recusam a retornar, 44% compartilharão sua opinião desfavorável com seus amigos.

    Com tantos novos visitantes chegando ao seu nessa época, evitar a lentidão é uma necessidade.

    Uma maneira rápida de ajudar a aumentar a velocidade de carregamento do seu site é eliminar imagens que consomem muita banda e habilitar o carregamento assíncrono, uma técnica de web design que permite que o conteúdo de um site seja carregado quando o usuário estiver rolando para baixo.

  • 1.3 Checkout

    Apesar do checkout ser o último passo antes que um cliente possa fazer uma compra, ele tem a maior taxa de abandono.

    Quando você leva em consideração o fato de que 69% dos clientes em potencial abandonam seus carrinhos se sentirem que estão demorando mais para terminar, você precisa aprimorar seu processo de checkout para torná-lo o mais fácil possível.

    O abandono se deve a vários fatores, alguns dos quais não estão sob o seu controle, mas pedir que seus clientes criem uma conta durante o checkout pode afastá-los.

    Ao solicitar as informações deles, certifique-se de solicitar apenas os dados relevantes necessários para processar seus pedidos, como:

    Nomes completos
    Informações de pagamento
    Endereço de entrega
    Endereço de email

  • 1.4 Segurança nas vendas de final de ano

    A cibersegurança é um tema urgente para todos os e-commerces. Por isso, faça um check de segurança para assegurar que nenhuma brecha esteja aberta.

    Um desses checks é sobre o protocolo HTTPS do site. Usuários mais experientes sabem exatamente onde encontrá-lo (visualizando o pequeno ícone de cadeado logo antes do seu URL), o que lhes certifica que o site é seguro.

  • 1.5 Plugins e Extensões

    É muito importante usar ferramentas que possam aumentar as vendas e aquelas que podem ajudar a gerar algum cross-selling e/ou upselling.

    Se você estiver usando soluções de comércio eletrônico de código aberto, poderá encontrar facilmente alguns plugins relevantes para isso.

    No entanto, plataformas de e-commerce completas, como o VTEX IO, oferecem algumas soluções próprias para tal.

2. Dica Extra: Melhore o suporte ao cliente

O aumento do tráfego também significa que haverá muito mais perguntas e preocupações dos clientes com as quais lidar.

Provavelmente você vai se deparar com perguntas sobre tudo, desde produtos específicos a reembolsos e trocas, prazos de envio e muito mais.

Uma das melhores maneiras de reduzir o número de e-mails, chamadas e bate-papos desses clientes é atualizar sua página de perguntas frequentes (FAQs) para que os consumidores possam responder suas próprias perguntas.

No entanto, ainda haverá um aumento considerável no volume de contatos de atendimento ao cliente, portanto, considere aumentar temporariamente o número de atendentes disponíveis.

O fim de ano é, de longe, a época mais movimentada para os e-commerces, por isso, seus sites precisam estar preparados para o grande fluxo.

Comece a preparar seu site agora com essas estratégias para garantir que sua loja virtual não deixe os clientes na mão.

E você, gostou do conteúdo? Para ler mais, é só seguir de olho nas novidades do nosso blog!

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