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Por que estamos ouvindo falar tanto em Live Shopping?

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01 de Janeiro, 2023

minutos de leitura

Em um mundo em constante evolução, as formas que os consumidores compram também mudam.É o caso do live shopping, termo que descreve o ato de fazer compras ao vivo.

Prático para consumidores, o live shopping cada vez mais se torna uma opção para que as empresas se destaquem no dia a dia do seu público-alvo.

Porém, apesar da simplicidade do conceito, é necessário compreender toda complexidade prática por trás da sua execução. Sua marca busca formas de maximizar seus canais de venda online e melhorar seus lucros? O live shopping pode ser uma excelente opção!

Entenda mais sobre o que é e como funciona as compras ao vivo!

O que é o live shopping?

O conceito de live shopping é simples de entender: trata da ação de realizar compras ao vivo. Pode até parecer, mas é diferente de termos como social commerce.

Ou seja, digamos que você, como consumidor, esteja vendo um vídeo no Reels do Instagram ou um TikTok de um criador de conteúdo que gosta, e se depara com um produto que atrai sua atenção.

Em plataformas habilitadas para o live shopping, o criador pode adicionar um link diretamente no vídeo para que você possa clicar, ser encaminhado para a página de carrinho e fechar o pedido.

Tudo isso enquanto ainda acompanha o conteúdo.

Na prática, falamos de uma combinação entre live streaming (ou seja, as famosas “lives” feitas em plataformas como Twitch, Youtube, Instagram, entre outras) e compras ao vivo.

Assim, o público obtém o valor de entretenimento de uma transmissão ao vivo, incluindo tudo, desde assistir a um vídeo ao vivo até reagir por meio de comentários e ações, enquanto experimenta a conveniência de fazer compras em uma loja online, tudo ao mesmo tempo.

A China é um dos países que mais souberam se aproveitar das compras ao vivo.

Em 2020, em um evento semelhante à Black Friday, aconteceu o Alibaba’s Day que faturou cerca de US$7,5 bilhões nos primeiros 30 minutos da campanha de pré-vendas.

Como funciona o live shopping?

O funcionamento do live shopping é bem simples, mas pode mudar de uma plataforma para outra.

Os clientes podem sintonizar para assistir, aprender, conversar e comprar produtos marcados diretamente de dentro do vídeo ao vivo.

Ou seja, muito mais do que comprar da sua casa, o consumidor pode fazê-lo enquanto assiste algum conteúdo — independente do local e do momento.

Assim, não existe mais um atrito ou obstáculo para a compra. O cliente pode converter na hora que consome o conteúdo e identifica o produto de sua preferência.

Mas existem diferentes tipos de compras ao vivo.

O mais comum combina tecnologia avançada com canais de mídia social, onde os clientes podem interagir e comprar produtos diretamente de dentro do vídeo em sua plataforma social. Um exemplo é o Instagram Live Shopping.

Live shopping: tendência passageira ou novo comportamento de consumo?

Afinal, é possível considerar que o live shopping é um comportamento de consumo consistente e duradouro ou apenas mais uma tendência passageira?

De acordo com dados revelados pelo Facebook, houve um aumento de 32% nas compras ao vivo em 2020 nos Estados Unidos.

Até 2023, espera-se que o live shopping gere uma receita de US$500 bilhões em receitas globais.

Além disso, 90% dos consumidores afirmam que a autenticidade é importante para decidir quais marcas apoiar, uma característica definidora das compras ao vivo.

A verdade é que os consumidores ainda estão se preparando para essa nova maneira de comprar e, como mostram esses dados, eles já estão se adequando.

É um experimento que dá aos clientes o poder e onde as marcas podem aprender com cada interação.

Em outras palavras, as compras ao vivo estão se tornando uma grande amiga do varejo.

Marcas com visão de futuro já estão adotando a tendência.

Se bem feito, é uma superpotência com a capacidade de exercer influência em escala local e global.

Sua marca já experimentou os benefícios do live shopping?

Agora, a sua empresa já aproveita as características das compras ao vivo?

Se não, saiba que já é hora de embarcar no movimento e começar a lucrar com a criação de conteúdo e com o streaming de vídeo.

Entre os principais benefícios do live shopping para uma empresa, podemos destacar o seguinte:

  • Melhor engajamento

    Vamos admitir: há muito conteúdo disponível.

    Com a diminuição da atenção e uma maior demanda por experiências personalizadas, como as marcas podem manter seu público engajado?

    A crescente popularidade das compras ao vivo prova que, se nada mais, os consumidores estão famintos por novas experiências.

    Além disso, o conteúdo de vídeo costuma ter taxas de engajamento mais altas do que a maioria das formas de conteúdo.

    Assim, com as compras ao vivo, é possível conversar com seus espectadores ao mesmo tempo em que eles compram da sua marca.

  • Melhora o reconhecimento da marca

    Para ser capaz de construir o reconhecimento da marca de forma eficaz, você precisa estar na frente do seu público-alvo.

    E é exatamente isso que o live shopping vai ajudar sua empresa a fazer.

    Além disso, a natureza interativa das transmissões ao vivo aumenta muito a probabilidade de seu público se lembrar de você.

  • Incentiva a compra por impulso

    O live shopping é essencialmente diferente do comércio eletrônico tradicional, pois faz com que o cliente se sinta parte de algo significativo — um movimento, por exemplo.

    Para que esse sentimento de pertencimento perdure, os clientes muitas vezes acabam comprando algo que não achavam que comprariam.

    Além disso, o conteúdo ao vivo pode criar um sentimento chamado de FOMO, uma sigla em inglês que pode ser traduzida simplesmente como o “medo de perder”.

    Ou seja, uma oferta única que só vai valer até acabar o vídeo ou um produto personalizado para quem está participando do chat com alguma hashtag.

E você, gostou de aprender mais sobre o tema?

Então siga de olho em nosso blog para conhecer mais tendências de comércio eletrônico e dicas para melhor gerenciar seus canais de venda online!

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