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As maiores tendências no e-commerce B2B para 2023

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01 de Janeiro, 2023

minutos de leitura

Não é exagero afirmar que a pandemia ocasionou efeitos que, provavelmente, durarão décadas por toda sociedade.Um deles foi a mudança do comportamento dos consumidores. No e-commerce B2B, esses impactos também existem.

E no ano passado, estimou-se que 73% das vendas virtuais vieram de dispositivos móveis. Ou seja, o campo para as vendas no e-commerce B2B mudou muito. Tanto que indústrias inteiras já aderem à ideia do e-commerce B2B, pois enxergam ali um canal de vendas sólido para o presente e essencial para o futuro.

E a sua empresa, já começou a estruturar sua loja virtual B2B? Independente da resposta, é crucial ficar de olho nas tendências para o segmento em 2023. Felizmente, separamos as principais para que você poupe sua pesquisa e comece a adequar sua operação o quanto antes. Vamos lá?

  • Personalização no espaço de e-commerce B2B

    As experiências B2C estão gradualmente se infiltrando cada vez mais na esfera B2B, então métodos de marketing como o ABM (account-based marketing ou marketing baseado em contas) estão em ascensão.

    O ABM usa campanhas personalizadas para engajar cada conta, e 67% das marcas agora usam o método para potencializar seu alcance.

    O resultado está aí: de acordo com dados da Similarweb, 50% dos compradores B2B identificam a personalização do cliente como um componente-chave ao pesquisar fornecedores online, o que aumenta os gastos dos consumidores em pelo menos 48%.

  • Social commerce cada vez mais relevante

    É verdade que, no passado, o comércio B2C dominou as plataformas de mídia social.

    Mas, graças às recentes mudanças no mercado, as empresas B2B estão entrando em ação e se tornando mais “sociáveis” nas plataformas relevantes para seu público.

    De acordo com um estudo da Gartner, cerca de 46% dos compradores B2B usam mídias sociais no início de sua jornada de compra.

    Afinal, é comum pensar no comércio B2B como uma relação fria entre duas entidades (empresa A x empresa B), mas são as pessoas que tomam decisões e fazem as compras.

    É bom começar a olhar para suas personas dessa maneira, incorporando métodos, como o social commerce, às suas estratégias.

  • Virtualização da experiência de compra

    Todos nós compramos online o tempo todo. No entanto, há um passo além a ser dado em 2023: a integração dessa experiência a conceitos como o metaverso.

    Afinal, tecnologias como o AR e VR, bem como a necessidade de personalização, devem andar de mãos dadas.

    Quando as empresas combinam essas três tecnologias, os clientes em potencial podem entrar em salas visuais, fazer compras com amigos, conversar com funcionários e muito mais.

  • Integração de sistemas para venda multicanal

    Outra tendência crescente de e-commerce B2B é a integração, na qual a tecnologia de back-end é incorporada ao stack tecnológico principal para gerenciar determinadas funções, como gerenciamento de estoque ou atendimento de pedidos.

    Com um número crescente de parceiros de integração disponíveis no mercado hoje, os proprietários de empresas podem conectar sistemas de back-end como ERPs ou sistemas logísticos em suas plataformas de e-commerce.

    Essas integrações podem ajudar a evitar erros de processamento de dados e aumentar a eficiência operacional.

  • O conteúdo de vídeo ainda está em crescimento

    Páginas que exploram o conteúdo em vídeo comprovadamente aumentam o engajamento e mantêm seu público interessado e informado.

    O vídeo pode ajudar as marcas B2B a converter prospects em potencial em clientes e tornar o conteúdo em si de uma página dinâmica, diferenciada e mais atrativa em seu e-commerce B2B.

  • Que tal oferecer aluguéis ou assinatura aos clientes?

    Um número crescente de empresas B2B está optando por oferecer aluguel de equipamentos ou mesmo oferecê-los por um modelo de assinatura, com serviços de gerenciamento e manutenção incluídos no preço.

    É um modelo que reduz os custos iniciais para seus clientes, poupando-os dos gastos adicionais, estresse ou obrigações de manutenção e propriedade do equipamento.

  • Upselling e cross-selling baseados em IA

    Um número crescente de e-commerces B2B está usando machine learning (ML) e inteligência artificial (AI) para prever com mais precisão os comportamentos de compra com base na navegação e no histórico de compras de cada visitante.

    Embora nem todos os modelos de negócios tenham o volume de dados necessário para IA, os sistemas ERP e CRM podem usar elementos de ML para oferecer suporte a vendas cruzadas e vendas adicionais. E você, gostou de aprender mais sobre as tendências no e-commerce B2B para 2023?

    Esperamos que esse breve guia ajude seu negócio a tomar as melhores decisões.

Que tal saber como podemos ajudar seu negócio?

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